quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Como cuidar da Higiene Bucal de seu Bebê antes do Nascimento dos primeiros Dentinhos

Cuidando dos Dentinhos

Cuidando dos Dentinhos saúde do bebê higiene do bebê erupção dos dentes desenvolvimento dos dentes do bebê dentição do bebê dentes do bebê cuidando dos dentes do bebê cárie de mamadeira

Como cuidar da higiene bucal do bebê antes de o dente nascer?

Mesmo antes do surgimento da dentição, a higiene bucal é importante. “Comece com um estímulo oral para criar hábito no bebê, que ainda não tem dentes, de passar gaze com água filtrada, ou fervida, dentro da boca, em toda a mucosa“, afirma a odontologista Flavia Pires Bretas Delaroli, da Top Master Odontologia.
A gaze embebida no soro fisiológico também é uma opção. “Como a mucosa ainda é muito fina e delicada, não há a necessidade de realizar a limpeza diariamente. Duas vezes por semana é o suficiente, salvo caso onde o leite fica parado ou estagnado na boca, geralmente em casos de regurgitação”, reforça o especialista em ortodontia lingual e professor de odontologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) Julio Pedra e Cal.
Além de remover restos de leite, o objetivo também é prevenir a estomatite. “É um vírus que se aproveita de uma baixa imunidade da criança, causando feridas na boca e garganta que parecem aftas. Quando isso acontece, a criança baba muito e fica com grande dificuldade de se alimentar”, afirma Márcia Vasconcelos. A primeira ida ao odontopediatra pode acontecer a partir do terceiro mês, mas não deve passar do primeiro ano.
Há casos em que o recém-nascido já nasce com alguns dentes, que são chamados de natais ou neonatais. “São casos especiais e se incomodarem a mãe na hora da amamentação, por exemplo, devem ser retirados”, explica Márcia Vasconcelos, consultora de odontopediatria da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).
 
Cuidando dos Dentinhos saúde do bebê higiene do bebê erupção dos dentes desenvolvimento dos dentes do bebê dentição do bebê dentes do bebê cuidando dos dentes do bebê cárie de mamadeira

O que é Odontopediatria?

 
A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante.
São eles os responsáveis pela higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. Aliás, as mães devem procurar esses profissionais ainda durante a gravidez, enquanto ainda tem um tempinho sobrando, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.
O tratamento para crianças também requer cuidado especial. Os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.
É importante que os pais conversem com o odontopediatra sobre qualquer experiência ruim que a criança tenha tido para que o profissional saiba ajuda-lo a lidar com esse medo e o tratamento ocorra da melhor maneira possível.

Cuidado com a Cárie de Mamadeira

Atire a primeira pedra os papais que nunca tiveram peninha de acordar seu filho que está gostosamente dormindo no sofá para escovar os dentes.
Alguns simplesmente colocam o pequeno no colo e levam direto para a cama sem dar uma passadinha pelo banheiro. Ou quando passa pelo banheiro é apenas para a criança fazer pipi.
Esse descuido pode trazer dor de cabeça futura. Ou melhor, dor de dente. A falta de escovação dos dentes é tudo o que a cárie mais gosta.
A “cárie de mamadeira” é a que mais se encontra em crianças de até 5 anos. Por que “cárie de mamadeira”? É aquela mamada para dormir. Toma a mamadeira e dorme, sem escovar os dentes.
Logicamente que não precisa ser só de mamadeira. Pode ser uma mamada no peito ou mesmo tomar o leite no copo. Acontece que o aconchego do colo da mamãe durante a mamadeira ou o peito faz com que a criança durma mais facilmente do que a criança que toma o leite no copo.
Esse esquecimento na hora de passar com o filho pelo banheiro é uma atitude muito inadequada por parte dos pais. Mesmo que a criança tenha tomado só um copo de leite ou mesmo ainda que tenha sido amamentada a higienização da boca deve ser realizada sempre. O leite materno pode causar cárie, sim!
Muitos odontopediatras (dentistas de crianças) acreditam que a bactéria que ocasiona a cárie dentária é uma doença infecciosa e transmissível. Outros já não acreditam na transmissibilidade.
Recadinhos – Algumas dicas dos profissionais que acreditam que a cárie é transmissível é não beijar a boca dos bebês. Não assopre ou mesmo experimente a comida na mesma colher que se oferece para a criança. São nesses momentos que as bactérias encontradas na boca da mamãe organizam “caravanas” para a boca do pequeno.
Mesmo os pequeninos que ainda não apresentam dentes devem ter a região oral higienizada. Após as mamadas, deve-se passar uma gaze umedecida em água fervida e filtrada por toda boca do bebê: língua, gengiva e bochechas.
 
Cuidando dos Dentinhos saúde do bebê higiene do bebê erupção dos dentes desenvolvimento dos dentes do bebê dentição do bebê dentes do bebê cuidando dos dentes do bebê cárie de mamadeira
fonte: guiadobebe
babycenter
mães gnt
Fotos: drtoothdentalclinic.com

 
Adendo Roprimeirobrinquinho :
 
É normal o bebê ter febre e ficar irritado quando os dentes estão nascendo? Dá para minimizar esses incômodos?






 
Absolutamente normal. Eles ficam mesmo bastante irritadiços, além de babar bastante. E muitas vezes podem apresentar uma febre baixa durante o período de erupção dentária, possivelmente motivada por infecções secundárias. O ideal nessa situação é dar mordedores de gel que possam ser levados à geladeira. O frio ameniza o incômodo e o atrito ajuda a coçar a gengiva. Se o médico da criança concordar, pomadas analgésicas para a aplicação diretamente no dente também podem ser uma opção.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário